Leia, comente e participe

Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.

Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).

domingo, 4 de maio de 2008

Charges e tirinhas

Aqui vai uma ótima dica para quem gosta de ensinar e propor atividades diferentes para os alunos: usar charges e tirinhas.

Não é muito fácil encontrar charges e tirinhas sobre Física e em português, mas procurando sempre se acha alguma coisa. Eu encontrei um site muito bom com centenas de tirinhas em português.

Abaixo segue um exemplo de tirinha e uma atividade que se pode fazer a partir dela abordando os conceitos de calor, condutividade térmica e dilatação térmica:


Com base na tirinha acima responda:
1 - O que esperava-se que o mecânico entendesse por "É só aquecer"? O que deveria ter sido aquecido?
2 - Quando o mecânico voltou vestido com agasalhos ele demonstrou a intenção de "ser aquecido pelos agasalhos". Os agasalhos realmente nos aquecem? O que os agasalhos fazem, de fato?

O site de onde tirei essa tirinha e onde se pode encontrar centenas delas, todas muito boas, é o site EduHQ. Vou deixar esse link no meu blog para acessos futuros.

2 comentários:

Cida Barros disse...

Mais uma vez valeu a dica! Como você sabe muito bem, temos inúmeros recursos para trabalhar em Física. Basta querer!!!

Prof. JC disse...

Felipe Freitas respondeu corretamente as duas perguntas em 12/08/2012. Parabéns!