Leia, comente e participe

Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.

Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).

sábado, 3 de maio de 2008

Resultado das enquetes

Analisando as respostas das enquetes que deixei em aberto durante o mês de abril, e que visavam me ajudar a dar um rumo para esse blog, cheguei as seguintes conclusões:
1 - quase ninguém visita esse blog;
2 - a maioria dos visitantes é professor e está interessado em encontrar algum material de apoio, dicas e sugestões;
3 - quase ninguém interaje e opina, sugere ou critica o blog.
Agora resta a mim decidir se vale ou não a pena manter um blog que quase ninguém lê e dos que lêem quase ninguém opina.
De qualquer forma, muito obrigado ao meus dez leitores pelas visitas ao blog.

Vamos ao museu?

Aproveitando que estamos estudando a energia elétrica nos terceiros anos, aqui vai uma boa dica para quem morar por perto de um dos oito centros do Museu da Energia: conheça o museu virtualmente e depois, se possível, agende uma visita com seus alunos.

Observar a evolução dos aparelhos elétricos ao longo do tempo é curioso, mas também muito instrutivo, pois para quem já nasceu na era do telefone celular, conhecer uma lamparinha a querosene ou um ferro de passar roupas à brasa deve ser algo no mínimo "do outro mundo". :)

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Físico usa raio cósmico em teste de superacelerador

Brasil produziu peça-chave do LHC, maior experimento de física deste século. Máquina que vai analisar colisões entre partículas dos núcleos dos átomos para estudar natureza da matéria começa a operar em julho.

Veja o resto dessa matéria no JC.

Off Toppic - Só para rir

Essa é só para distrair e rir um pouco mesmo.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

O pálido ponto azul

Apenas para refletirmos um pouco sobre a importância de nossos problemas e ambições pessoais, a beleza de sermos o que somos e a importância de sermos capazes de nos ver dentro do contexto onde existimos...



Carl Edward Sagan (Nova Iorque, 9 de novembro de 1934 — Seattle, 20 de dezembro de 1996) foi um cientista e astrônomo dos Estados Unidos da América. Em 1960, obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia. Foi um excelente divulgador da ciência (considerado por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu).

Morreu aos 62 anos, de pneumonia, no Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com uma rara e grave doença na medula óssea. A Ciência perdeu um grande defensor, divulgador e incentivador dela na atualidade.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Applets: uma boa dica para todos

Aqui vai uma boa dica para ganhar tempo e qualidade nas aulas: usar simulações (applets em java) para o estudo de divesos fenômenos.

Há na Internet vários sites com simuladores (applets em java) gratuitos e muito bons. O site "Applets Java de Física" é um deles e tem uma grande variedade de applets traduzidos para o português. Vale a pena conferir e utilizar.

Mas, utilizar como?

A maneira mais eficaz consiste em mostrar as simulações em um datashow montado na sala de aula ou em uma sala própria para isso. Se não dispuser desse recurso, mas tiver uma sala de informática com computadores conectados à Internet, você também pode levar para lá sua classe (e se tiver poucos computadores, divida a classe em duas turmas e deixe uma delas trabalhando com outra coisa enquanto a outra acessa os applets); nesse caso prepare previamente um roteiro com as simulações que os alunos devem fazer.

Opcionalmente, divulgue o link para seus alunos e peça a eles que façam algumas simulações como tarefa de casa (especifique quais simulações devem ser feitas e como eles devem variar os diversos parâmetros envolvidos - peça que anotem e tragam para a próxima aula os resultados observados).

domingo, 27 de abril de 2008

O que fazer com as notas das provas da recuperação?

O que devemos fazer com as notas das provas elaboradas pela Secretaria de Educação referentes ao período de recuperação?

É do conhecimento de todos que essas provas e seus gabaritos vazaram com, pelo menos, três dias de antecedência à sua aplicação e que muitos alunos tiveram acesso a esse gabarito, o que tira da prova qualquer característica avaliativa e a torna apenas mais uma trapalhada no meio dessa história.

Além das aulas que deixamos de dar para aplicar uma prova que já se sabia, de antemão, que havia vazado, o que mais ganhamos com isso? Para que nos servirá agora esse resultado fraudado e que não inspira nenhuma confiança?

Eu pretendo fazer com essas notas a mesma coisa que deveria ter sido feito com as provas depois de descoberta a fraude do vazamento dos gabaritos: jogar tudo no lixo. E você?