Esse comentário é só para distrair:
Nas aulas 9 e 10 do Jornal do Aluno dos segundos e terceiros anos o tema é "Nas ondas do rádio". Em dado momento fala-se em "potência" e "intensidade", sendo que a primeira refere-se à quantidade de energia emitida por segundo pela estação transmissora de rádio e a segunda refere-se à quantidade de energia por segundo recebida por metro quadrado em um ponto a uma certa distância da estação transmissora. A idéia é explorar a variação da intensidade com o inverso do quadrado da distância e deixar claro que essa intensidade diminui rapidamente a medida que nos afastamos da estação transmissora.
Cabe aqui um pequeno comentário sobre a dificuldade de ouvir o professor para o aluno que se senta no "fundão", pois vale a mesma regra para a intensidade sonora que chega até ele provinda do professor. Mais interessante ainda é discutir a impossibilidade de nossos ouvidos "sintonizarem" apenas o som do professor e ignorarem os sons dos colegas falando ao lado (e que, mesmo falando mais baixo que o professor, fazem chegar uma intensidade sonora equivalente à do professor falando alto).
Por fim, se houver tempo e disposição, pode-se complementar discutindo o curioso fato de que nosso aparelho auditivo responde de forma logarítmica à intensidade do som recebido, ou seja, para que a intensidade seja sentida pelo aluno como o "dobro" é preciso um incremento físico de potência dez vezes maior.
Resumindo: um professor berrando feito louco na lousa não consegue ganhar "no grito" de um aluno conversando tranquilamente ao lado do outro. :)
Um blog sobre Física (e outras coisas interessantes) voltado aos professores e alunos da rede pública do Estado de São Paulo (e quem mais quiser passar por aqui).
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