
Em queda livre todos os corpos caem com a mesma aceleração: a aceleração da gravidade local, geralmente representada pela letra g e cujo valor é de, aproximadamente, dez metros por segundo ao quadrado.
O movimento de queda livre é um movimento uniformemente variado (MUV) e podemos analisá-lo com as equações cinemáticas do MUV. Como o blog não me permite formatar equações, eu disponibilizei na Biblioteca Online do meu site um pequeno resumo com o formulário das equações do MUV e as equações adaptadas para a queda livre quando se adota o referencial de medida de alturas "para cima".
Também coloquei junto com o resumo um probleminha sobre a queda de um pobre gatinho que tem que "se virar" para cair em pé (esse pobre gatinho da figura acima). Acesse o arquivo "Queda livre.pdf", revise o formulário e ajude o gatinho a cair em tempo de se virar, resolvendo corretamente o probleminha.
4 comentários:
Caro JC, seu blog é show! Mais do que o blog, a iniciativa de produzí-lo e mantê-lo é ainda mais fantástico, pois isso sim dá trabalho! Professores como vc é que me faz ter esperança que podemos transformar a realidade educacional que vivemos. Parabéns é pouco.
Como não poderia deixar de ser, farei uma perguntinha física, baseada na figura do pobre gato: Imagine que o gato esta parado, feliz , seguro pelas mãos de seu dono. Querendo checar se o bichano sempre cai nas quatro patas ele o segura com a barriga para cima e o solta.. o gato parte do repouso, gira no ar e cai elegantemente sobre suas patas, como mostra sua foto. Pergunta: onde fica a conservação do momento angular? sendo uma característica intrínseca do espaço, o momento angular sempre deve ser conservado... mas, se o gato girou, e estava inicialmente em repouso, não houve conservação??
por favor, leve esta pergunta para a nossa lista!! vamos fazer os outros professores participarem!!
Fui
Se eu tivesse tido um professor como você talvez o mundo tivesse mais uma cientista e menos uma escritora de FC e Fantástico. Foi melhor assim hehe
besos, maguinho,
merrel
SENSACIONAL!!!! Adorei o gatinho, como resolvo o problema ????
Muito bom seu blog! Tá difícil achar um site que explique Física de uma forma fácil de entender ;)
Parabéns!!!!
Postar um comentário