Leia, comente e participe

Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.

Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Ano Internacional da Astronomia

2009 foi escolhido como o Ano Internacional da Astronomia. No Brasil teremos um site todo desenvolvido para tratar dos assuntos realtivos a esse tema, o IYA2009.

"O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta será uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Será dado forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais".

Aqui no blog, em homenagem ao Ano Internacional da Astronomia eu vou deixar sempre em destaque no início do blog uma fotografia do espaço fornecida pela Nasa. Essa imagem é renovada diariamente e sempre é impressionante.

No Ensino Médio a astronomia faz parte regular do currículo do primeiro ano, está em um dos eixos norteadores dos PCNs (Universo, Terra e vida (unidades temáticas: Terra e sistema solar, o universo e sua origem, compreensão humana do universo). No entanto, isso não impede que as demais séries também tenham contato novamente com o tema. Algumas atividades que podem contribuir para divulgar a astronomia em toda a escola e além dos seus muros são:
  1. promover uma exposição de trabalhos dos alunos das primeiras séries
  2. criar uma galeria digital para promover a exposição desses trabalhos na Internet
  3. criar um blog para os alunos postarem matérias relacionadas ao tema