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quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Dependentes elétricos

Apesar dos percalços do calendário, em algumas salas dos terceiros anos estou conseguindo iniciar as atividades letivas do ano. Claro, aula mesmo só em março, mas já dá para começar a "introduzir o assunto": eletricidade.

Eu sempre gostei de introduzir o estudo da eletricidade a partir de uma reflexão sobre sua importância em nossa vida cotidiana. Somos "dependentes elétricos", e isso é um fato estranhamente perigoso.

Embora ainda não seja possível se falar nada sobre eletricidade (temos n outros assuntos para tratar na primeira semana de aulas), já é possível deixar a primeira tarefa de casa para os pequeninos dos terceiros colegiais:
  1. Liste pelo menos dez aparelhos elétricos que você possui na sua casa;
  2. Liste pelo menos dez aparelhos não-elétricos que você possui em casa.
Embora seja uma tarefa bastante simples, ela tem como objetivo fazer o aluno perceber que os aparelhos elétricos que ele possui são em número bem maior do que outros aparelhos não-elétricos. Quando os alunos retornarem para as aulas, "de fato", em março, a conversa se dará exatamente sobre esse tema: "A dependência tecnológica dos aparelhos e sistemas baseados na eletricidade". Melhor do que um discurso bonito sobre nossa dependência da eletricidade é deixar que o próprio aluno tente encontrar dez aparelhos não-elétricos em sua casa.

Como essa é uma atividade bastante simples e rápida, nas salas onde já passei a tarefa muitos alunos a fizeram nos poucos minutos restantes para o término da aula e já perceberam o quanto são dependentes da eletricidade. Fechar a discussão sobre esse tema na próxima aula será bastante simples e permitirá então que iniciemos o curso com uma dificuldade a menos: todos estarão bastante convencidos de que aquilo que estudarão nos próximos meses é importante e está presente de forma marcante no cotidiano de cada um de nós.