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quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Tá difícil de aprender?

Não é nada raro algum aluno descobrir na hora da prova (geralmente esse é um momento mágico de descobertas, he he) que "não sabe nada" ou, mais precisamente, que sabe muito pouco. Daí segue-se sempre aquele montão de desculpas:
  • a matéria é muito complicada
  • o professor não explicou (???)
  • eu não entendo o que o professor fala (???)
  • minha cabeça é ruim para essa matéria mesmo (???????????????)
  • etc., etc., etc.,...,etc.
O que bem pouca gente faz é uma contabilidade bem simples: o quanto meu resultado é desproporcional à minha dedicação?

É um fato que poucos alunos estudam em casa. Na verdade temos poucos que estudam mesmo quando estão na escola. :)

As tarefas de casa são fundamentais para o aprofundamento e a consolidação da aprendizagem. Quem chega em casa e joga os cadernos em um canto do quarto para só lembrar deles (será?) no outro dia, também joga fora a oportunidade de verificar o que aprendeu na escola e o que precisa aprender ainda.


Quem apenas copias as tarefas dos colegas e as entrega como se as tivesse feito... Bom, coitado desse.

O fato é que esse "não saber nada" geralmente reflete a situação em que muitos alunos vivem: "não estudam nada", apenas vão à escola para fazer um "socialzinho", comer a merenda e passar o tempo longe da mãe (que muitas vezes agradece!).

Sem fazer tarefas, sem estudar em casa, sem complementar a aprendizagem feita na escola, é muito difícil alguém aprender alguma coisa.

Quando encontro um aluno do Ensino Médio que não sabe somar frações, por exemplo, e por isso acha que não consegue entender Física (!!!???) eu geralmente dou uma recomendação bem simples: antes de ir para casa passe na biblioteca e pegue todos os livros de matemática da quinta até a oitva série, chegando em casa começe a fazer todos os exercícios de matemática (sim, todos!!!), e depois que terminar de fazê-los volte para convesarmos de novo.

Até hoje ninguém voltou. :)

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Simuladores na Física

O que pode ser pior do que tentar explicar para um aluno como se distruem as linhas de força de um campo elétrico gerado por um dipólo? Tentar desenhar isso na lousa, é claro! :)


Há uma infinidade de situações onde visualizar um determinado fenômeno é bastante difícil e, em muitos desses casos, contar com a imaginação dos alunos é ainda pior. Que indivíduo "normal" consegue imaginar com facilidade as linhas de indução do campo magnético gerado por uma espira?

Ao ensinar e aprender eletromagnetismo, nos deparamos com essas dificuldades o tempo todo. A solução mais simples é deixar de bancar o desenhista e apelar para algo que a tecnologia já nos fornece: simulações por computador.

Nao estou falando de nada sofisticado não, estou falando de simples "applets java" que podem ser acessados pela Internet ou baixados nos computadores da escola (ou transportados em um disquete ou pendrive). Esses applets permitem visualizar figuras tridimensionais em movimento e extendem nossa capacidade de "explicar o conteúdo" para "mares nunca dantes navegados", como o comportamento real dos campos complexos (de várias cargas) quando distanciamos ou aproximamos uma ou mais cargas.

Existem simuladores para todas as áreas da física (óptica, termologia, eletricidade, mecânica, ondulatória, física moderna, etc.) e alguns são extremamente realistas (se é que alguém já viu um campo elétrico "realmente", he he).

Ao invés de colocar aqui alguns links para sites que dispõem de simulações java ,talvez seja mais prático "ensinar a pescar", certo? Então vamos lá, basta digitar "applets física physics simuladores java" (sem aspas) no Grande Oráculo Onisciente Onipresente e Onipotente Grandioso Linkador Espetacular, vulgo G-O-O-O-G-L-E, e pronto! Você terá a disposição mais de mil links para páginas que tratam do assunto e fornecem simulações. Então, divirta-se! E aproveite para divertir também os alunos. Afinal, as aulas de eletromagnetismo não precisam ser tão chatas quanto nosso salário de professor, concorda?

domingo, 28 de setembro de 2008

As 10 melhores dicas para ir bem em uma prova

Dia de prova costuma ser meio traumático para muitos alunos. Outros cantam aquela famosa musiquinha: "Tô nem aí! Tô nem aí!...". Seja lá qual for o seu perfil, veja as 10 melhores dicas para obter um resultado na prova:
  1. Relaxe e dê o melhor de si; na última hora não adianta querer aprender nada novo;
  2. Leia os enunciados com atenção e pense um pouco antes de tentar responder a questão;
  3. Identifique o assunto de que trata a questão e procure se lembrar do conteúdo relacionado ao assunto;
  4. Procure sempre fazer um esquema que lhe permita "visualizar" o problema e anote todos os dados que o enunciado fornecer;
  5. Verifique se os dados estão em um sistema de unidades coerente (geralmente usamos o Sistema Internacional);
  6. Procure as fórmulas corretas, isto é, aquelas que contém a variável que lhe fornecerá a resposta; verifique que as demais variáveis possuem valores fornecidos no enunciado;
  7. Cuidado com as contas; use o rascunho;
  8. Depois de obter as respostas, verifique se elas fazem sentido;
  9. Não se esqueça de colocar as unidades quando fornecer a resposta final;
  10. Não cole e nem passe cola. É melhor errar sozinho do que mal acompanhado.
Agora, sinceramente, a melhor dica mesmo é se dedicar aos estudos, prestar atenção às aulas, fazer as tarefas de casa e não deixar nada para a última hora, ok?