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sábado, 5 de abril de 2008

O Caderno do Professor não é uma apostila

Parece meio óbvio dizer isso, mas talvez não seja assim tão evidente. O Caderno do Professor não é, não foi concebido para ser e nem pode ser usado como uma apostila.

O Caderno do Professor traz uma série de sugestões de atividades, algumas dicas sobre como aplicar essas atividades e, vez por outra, algumas informações extras para o professor sobre o tema tratado na aula.

Nem todas as atividades sugeridas serão possíveis ou mesmo desejáveis conforme a turma e a dinâmica própria de cada escola e de cada classe. Certamente existem outras N (com N bem grande) atividades equivalentes, melhores, piores ou, pelo menos, factíveis e disponíveis que o professor pode realizar com seus alunos. No entanto, se o professor não tiver nada melhor para colocar no lugar, e se tiver condições de realizar a atividade proposta, porque não aceitar algumas das sugestões?

É sabido que poucas escolas dispõem de recursos para reproduzir as atividades e roteiros propostos e distribuir aos alunos. A própria SEE teve que disponibilizar recursos extras para as escolas para garantir a realização da prova de recuperação referente às seis primeiras semanas de aula desse ano. Mas o que a SEE fará em relação à necessidade de reproduzir roteiros de atividades, utilizar equipamentos de laboratório e recursos de multimídia para as milhares de escolas que sequer podem reproduzir provas bimestrais? Acredito que muito pouco, e acho que isso deveria ser repensado se prentendemos de fato ter uma escola melhor.

Eu nunca entendi como uma escola pode ter uma Sala de Informática caríssima e trancada quase o tempo todo e, por outro lado, faltar-lhe giz, as vezes até lousa, papel e recursos para reprodução de textos, provas e atividades. Sem falar dos laboratórios "inexistentes" ou sucateados e transformados em "depósitos de tranqueiras" ou das bibliotecas com milhares de livros e nenhum funcionário para mantê-las abertas, organizadas e disponíveis. Espero que a solução para esses problemas faça parte da proposta e das metas traçadas pela SEE.

Em escolas que não dispõem sequer de recursos para reproduzir "provas" (blérgh! Detesto isso!), é um tanto "imaginário" propor ao professor que ele "reproduza e distribua" roteiros de atividades ou que realize atividades que requerem equipamentos multimidiáticos ou de laboratório, como é sugerido repetidamente no Caderno do Professor. Sentar e chorar também não vai resolver nada.

Copiar os roteiros de atividades propostos na lousa, copiar as figuras (as fotos!), os textos auxiliares, etc. etc. não faz parte da proposta e, muito pelo contrário, vai contra ela e contra as orientações que estão chegando nas escolas desde o início do ano. A cada professor cabe, no momento, resolver por conta própria os novos problemas que foram criados para que os antigos fossem resolvidos. Como fazer isso ainda é problema de cada professor, visto que não há também orientação sobre como "improvisar". E nem sei se essa improvisação toda faz parte da proposta; espero que não.

De qualquer forma, não tente usar o Caderno do Professor como se fosse uma apostila. Dos males esse será o pior de todos. Então o que fazer? Sei lá... Vamos pensar em alguma coisa. :)

É proibido reproduzir o Caderno do Professor do primeiro bimestre

Segundo comunicação que recebi da Secretaria da Educação, em resposta a um pedido de informação que fiz sobre a disponibilidade dos Cadernos do Professor no formato eletrônico (digitalizado), isso não ocorrerá "por motivos legais e técnicos" (aspas apenas para destaque).

Nem imagino quais seriam os motivos "legais", mas vou tentar descobrir quais são, visto que pretendo disponibilizar algumas atividades no formato digital para meus alunos e para os colegas professores. Na página de créditos do Caderno do Professor a informação que consta é:

"A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo autoriza a reprodução do conteúdo do material de sua titularidade pelas demais secretarias de educação do país, desde que mantida a integridade da obra e dos créditos, ressaltando que direitos autorais protegidos* deverão ser diretamente negociados com seus próprios titulares, sob pena de infração aos artigos da Lei n 9.610/98.

* Constituem "direitos autorais protegidos" todas e quaisquer obras de terceiros reproduzidas no material da SEE-SP que não estejam em domínio público nos termos do artigo 41 da Lei de Direitos Autorais."


Uma vez que o Caderno do Professor não informa quais são os direitos autorais protegidos contidos na obra, e nem informa quais são os textos e demais obras em domínio público, fica virtualmente impossível reproduzir e divulgar qualquer coisa desse material, salvo entendimento em contrário.

Quanto aos "problemas técnicos"... Francamente, se até eu que sou um reles professorzinho de Ensino Médio do interior tenho como digitalizar e publicar esse caderno, não vejo como uma secretaria com tantos recursos não possa fazê-lo (em se querendo, é claro).

Repensando esse blog...

Para quem andou acompanhando esse blog nas últimas seis semanas, aqui vão alguns esclarecimentos iniciais:

1 - o objetivo inicial do blog era o de dar suporte para meus alunos (e para os alunos e colegas professores da rede pública paulista que visitassem esse espaço) às atividades de recuperação das seis primeiras semanas desse ano letivo. Esse objetivo já não existe mais, pois já foi atingido e a recuperação acabou;

2 - manter o blog daqui por diante significa dar a ele novos objetivos; dentre os possíveis estão:
a) dar um suporte auxiliar ao meu site (que já dá suporte às atividades que desenvolvo com meus alunos);
b) trocar experiências com outros professores de Física da rede;
c) postar notícias, assuntos e material extra do interesse dos alunos e dos professores.
d) talvez outros... quais?

No entanto, manter esse blog me custa caro (em termos de tempo e dedicação) e não me traz nenhum retorno financeiro, nenhum reconhecimento oficial por parte da Secretaria da Educação (exceto o reconhecimento dos colegas da CENP) e, possivelmente, pode me trazer problemas profissionais na medida em que não estou nem um pouco disposto a deixar de dizer aquilo que entendo por correto com todas as palavras que melhor descrevem esse entendimento. Além disso, não sei ao certo quem visita esse blog, quantos são e nem o que pretendem com isso.

Portanto, nas próximas semanas devo manter esse blog em "caráter experimental", enquanto avalio se terei tempo disponível para me dedicar a ele de forma produtiva e se as implicações de sua existência compensam o custo pessoal de mantê-lo. Nas "enquetes" da coluna da direita vou abrir algumas especificamente para me ajudar a decidir pelos rumos futuros.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Problemas com o meu site

Pessoal, devido a problemas inesperados (excesso de usuários) o meu site (http://www.profjc.net) esteve fora do ar alguns dias e horários entre 24 e 31/03. O problema parece que já foi resolvido e o acesso está normalizado.

Peço desculpas para todos.