Uma das atividades propostas aos alunos das primeiras séries do Ensino Médio é o cálculo aproximado do diâmetro da Lua usando-se para isso semelhança de triângulos. O processo é simples, interessante e bem ilustrativo do poder da matemática como ferramenta auxiliar da Física.
Infelizmente o desenho original contém um pequeno erro na indicação da distância Xtl (distância entre a Terra e a Lua). A figura abaixo traz a indicação correta dessa distância e deve substituir a figura original (na página 30 do Jornal do Aluno da primeira série do Ensino Médio). Clique na figura para abri-la em uma página em tamanho maior.
Lembrando que a distância entre a Terra e a Lua (Xtl) é de 380.000 km, basta medir a distância entre a moeda e os olhos do observador (conforme as instruções que acompanham a figura no Jornal do Aluno). Não se esqueça de fazer as conversões de unidades, já que a distância Terra-Lua está em km e a distância medida entre a moeda e o olho (Xo) estará em cm.
É interessante notar que a moeda deve cobrir "exatamente" a circunferência da Lua para que a atividade resulte em um valor não muito discrepante e que isso é mais fácil de se conseguir quando a Lua está em sua fase "cheia" (atualmente estamos em "quarto-minguante").
Um blog sobre Física (e outras coisas interessantes) voltado aos professores e alunos da rede pública do Estado de São Paulo (e quem mais quiser passar por aqui).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Leia, comente e participe
Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.
Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).
Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).
Nenhum comentário:
Postar um comentário