Leia, comente e participe

Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.

Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Dicas para as tarefas da semana (18 a 22/02)

Sobre radares e morcegos (e outros bichos que se utilizam de sistemas de ecolocalização) consulte a página da Wikipédia sobre esse assunto.

Uma forma interessante de calcular distâncias (ou deslocamentos) utilizando computadores consiste em usar o programa Google Earth. Vários alunos já descobriram que essa é uma possibilidade bem interessante para responder à questão proposta sobre a estimativa da distância de suas casas até a escola.

O blog do professor Helder Silva (veja o link na seção "Blogs relacionados", ao lado dessa página) trás uma série de materiais auxiliares. Visite esse blog e explore tudo por lá, inclusive os links que ele fornece.

Se quiser, veja aqui o documentário original "Powers of ten" (em inglês, mas as imagens já dizem tudo). Não se esqueça de que quando esse documentário foi feito (1977) sabíamos bem menos sobre o Universo do que sabemos hoje.



Na Biblioteca Online do meu site estão disponíveis:
- o Jornal do aluno (parte de Física) dos primeiros, segundos e terceiros anos;
- um resumo rápido sobre velocidade escalar média e outro sobre aceleração escalar média;
- uma cópia da página do site da Perkons S.A. explicando o funcionamento de uma lombada eletrônica;
- a apresentação multimídia "Uma visita ao Universo" tratando das diferentes escalas de tamanho no Universo, potências de dez e comparações entre velocidades;
- para os professores também está disponível a Revista do Professor no formato eletrônico (a parte de Física apenas), mas é necessário fazer loguin. Interessados entrem em contato para serem cadastrados e terem acesso à área do professor.

Nenhum comentário: