Aproveitando o gancho da postagem anterior (sobre a caixa-preta e as atividades práticas em geral), aqui vai uma dica para quem gosta de "fazer física com as mãos" e não apenas de "ler sobre física" (humm... a dica também vale para quem não gosta de Física de jeito nenhum, ok?).
A internet é riquíssima em recursos educacionais quando se trata de experimentação. Há milhares de páginas ensinando a se construir todo tipo de bugiganga e sobre como realizar atividades experimentais e demonstrações didáticas, o próprio MEC está envolvido em um projeto internacional para a construção de um "Banco Internacional de Objetos Educacionais". Até esse humilde professor que vos escreve tem lá uma contribuição com um roteiro experimental para aulas de termologia (e outras contribuições estão a caminho).
A internet é riquíssima em recursos educacionais quando se trata de experimentação. Há milhares de páginas ensinando a se construir todo tipo de bugiganga e sobre como realizar atividades experimentais e demonstrações didáticas, o próprio MEC está envolvido em um projeto internacional para a construção de um "Banco Internacional de Objetos Educacionais". Até esse humilde professor que vos escreve tem lá uma contribuição com um roteiro experimental para aulas de termologia (e outras contribuições estão a caminho).
A dica de hoje, no entanto, é visitar e conhecer o "Feira de Ciências", o site do Prof. Léo (Luiz Ferraz Netto), um site que há anos está na Internet a serviço de alunos e professores interessados em aprender um pouco mais sobre Física e que traz uma infinidade de sugestões de experimentos e demonstrações. E o mais importante: essas demonstrações e experimentos funcionam!
O professor Léo, de quem me orgulho de ser "amigo virtual", tem dedicado toda sua vida ao ensino da Física e sempre foi daqueles professores que "colocam a mão na massa". Seus experimentos não são apenas teóricos, como muitos que encontramos na Internet e que depois não dão certo na hora de fazer ou, o que é pior, não ajudam o aluno a aprender nada (como vários experimentos que servem apenas para matar o tempo e distrair a classe - semelhantemente ao que alguns professores de outras áreas fazem por vezes na "Sala de Vídeo").
Uma atividade prática em Física não é apenas uma meio de estimular a curiosidade do aluno, de tornar mais lúdica a aprendizagem ou de quebrar a rotina das aulas tradicionais, uma atividade prática precisa ser pedagogicamente útil. Por isso aqui vai outra dica: antes de realizar qualquer atividade prática com a classe responda para si mesmo as perguntas abaixo:
O professor Léo, de quem me orgulho de ser "amigo virtual", tem dedicado toda sua vida ao ensino da Física e sempre foi daqueles professores que "colocam a mão na massa". Seus experimentos não são apenas teóricos, como muitos que encontramos na Internet e que depois não dão certo na hora de fazer ou, o que é pior, não ajudam o aluno a aprender nada (como vários experimentos que servem apenas para matar o tempo e distrair a classe - semelhantemente ao que alguns professores de outras áreas fazem por vezes na "Sala de Vídeo").
Uma atividade prática em Física não é apenas uma meio de estimular a curiosidade do aluno, de tornar mais lúdica a aprendizagem ou de quebrar a rotina das aulas tradicionais, uma atividade prática precisa ser pedagogicamente útil. Por isso aqui vai outra dica: antes de realizar qualquer atividade prática com a classe responda para si mesmo as perguntas abaixo:
- Posso explorar diversos conceitos com essa atividade?
- A atividade permitirá que meus alunos aprendam de forma mais fácil, simples e rápida?
- Vou ganhar tempo com essa atividade?
- É certo que aulas teóricas ou outras atividades também possíveis não produziriam um resultado tão bom quanto o que obterei com essa atividade?
- A atividade realmente funciona? Já foi testada? Tenho certeza de que valerá a pena?
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