- a matéria é muito complicada
- o professor não explicou (???)
- eu não entendo o que o professor fala (???)
- minha cabeça é ruim para essa matéria mesmo (???????????????)
- etc., etc., etc.,...,etc.
É um fato que poucos alunos estudam em casa. Na verdade temos poucos que estudam mesmo quando estão na escola. :)
As tarefas de casa são fundamentais para o aprofundamento e a consolidação da aprendizagem. Quem chega em casa e joga os cadernos em um canto do quarto para só lembrar deles (será?) no outro dia, também joga fora a oportunidade de verificar o que aprendeu na escola e o que precisa aprender ainda.
Quem apenas copias as tarefas dos colegas e as entrega como se as tivesse feito... Bom, coitado desse.
O fato é que esse "não saber nada" geralmente reflete a situação em que muitos alunos vivem: "não estudam nada", apenas vão à escola para fazer um "socialzinho", comer a merenda e passar o tempo longe da mãe (que muitas vezes agradece!).
Sem fazer tarefas, sem estudar em casa, sem complementar a aprendizagem feita na escola, é muito difícil alguém aprender alguma coisa.
Quando encontro um aluno do Ensino Médio que não sabe somar frações, por exemplo, e por isso acha que não consegue entender Física (!!!???) eu geralmente dou uma recomendação bem simples: antes de ir para casa passe na biblioteca e pegue todos os livros de matemática da quinta até a oitva série, chegando em casa começe a fazer todos os exercícios de matemática (sim, todos!!!), e depois que terminar de fazê-los volte para convesarmos de novo.
Até hoje ninguém voltou. :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário