Quando um corpo cai livre da ação de todas as forças exceto da força da gravidade (peso), dizemos que ele está em queda livre.
Em queda livre todos os corpos caem com a mesma aceleração: a aceleração da gravidade local, geralmente representada pela letra g e cujo valor é de, aproximadamente, dez metros por segundo ao quadrado.
O movimento de queda livre é um movimento uniformemente variado (MUV) e podemos analisá-lo com as equações cinemáticas do MUV. Como o blog não me permite formatar equações, eu disponibilizei na Biblioteca Online do meu site um pequeno resumo com o formulário das equações do MUV e as equações adaptadas para a queda livre quando se adota o referencial de medida de alturas "para cima".
Também coloquei junto com o resumo um probleminha sobre a queda de um pobre gatinho que tem que "se virar" para cair em pé (esse pobre gatinho da figura acima). Acesse o arquivo "Queda livre.pdf", revise o formulário e ajude o gatinho a cair em tempo de se virar, resolvendo corretamente o probleminha.
Um blog sobre Física (e outras coisas interessantes) voltado aos professores e alunos da rede pública do Estado de São Paulo (e quem mais quiser passar por aqui).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Leia, comente e participe
Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.
Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).
Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).
4 comentários:
Caro JC, seu blog é show! Mais do que o blog, a iniciativa de produzí-lo e mantê-lo é ainda mais fantástico, pois isso sim dá trabalho! Professores como vc é que me faz ter esperança que podemos transformar a realidade educacional que vivemos. Parabéns é pouco.
Como não poderia deixar de ser, farei uma perguntinha física, baseada na figura do pobre gato: Imagine que o gato esta parado, feliz , seguro pelas mãos de seu dono. Querendo checar se o bichano sempre cai nas quatro patas ele o segura com a barriga para cima e o solta.. o gato parte do repouso, gira no ar e cai elegantemente sobre suas patas, como mostra sua foto. Pergunta: onde fica a conservação do momento angular? sendo uma característica intrínseca do espaço, o momento angular sempre deve ser conservado... mas, se o gato girou, e estava inicialmente em repouso, não houve conservação??
por favor, leve esta pergunta para a nossa lista!! vamos fazer os outros professores participarem!!
Fui
Se eu tivesse tido um professor como você talvez o mundo tivesse mais uma cientista e menos uma escritora de FC e Fantástico. Foi melhor assim hehe
besos, maguinho,
merrel
SENSACIONAL!!!! Adorei o gatinho, como resolvo o problema ????
Muito bom seu blog! Tá difícil achar um site que explique Física de uma forma fácil de entender ;)
Parabéns!!!!
Postar um comentário