Na primeira semana de aula, de 18 a 22/02, tivemos uma semana bastante agitada. Algumas classes não tiveram aula de física por causa da distribuição dos kits de material didático, em outras tivemos apenas uma das duas aulas e, por fim, nas classes que tivemos duas aulas também foi necessário usar uma dessas aulas para apresentar o curso, o professor, o Jornal do Aluno, as regras de convivência, os critérios de avaliação e os recursos didáticos disponíveis, incluindo o site do professor. Resumindo: onde deu para iniciar o trabalho com os conteúdos isso foi feito, onde não deu será feito a partir da segunda semana.
Nas classes onde foi possível iniciar o conteúdo (alguns segundos e terceiros anos) iniciamos o trabalho referente às aulas 1 e 2. Foi apresentada aos alunos uma página da empresa Perkons S.A. que produz lombadas eletrônicas e que contém muitas informações interessantes sobre o funcionamento dessas lombadas.
Também aproveitei para rever o conceito de velocidade média com eles e a conversão entre km/h e m/s. Muitos alunos não se lembravam mais disso. Alguns tiveram dificuldades para resolver equações simples do tipo [2 = 4/x] e também tivemos que revisar isso brevemente. Não deu tempo de construir o gráfico proposto ( v X t com deslocamento constante), mas deu tempo de propor uma questão que lida conceitualmente com o conceito de grandeza inversamente proporcional.
Além das lombadas eletrônicas também vimos um pouco sobre o funcionamento dos radares (e como os morcegos utilizam um sistema semelhante - tecnicamente um sonar - para se orientarem nas cavernas). Os alunos parecem ter gostado bastante da aula.
Já nas primeiras séries, onde houve tempo, iniciamos a apresentação multimídia "Uma visita ao Universo", discutindo diferentes escalas de tamanho, fazendo algumas comparações entre velocidades e recordando um pouco sobre potências de dez e prefixos (referentes aos múltiplos da unidade).
As apresentações multimídia e todo o material de apoio utilizado estão e sempre estarão disponíveis na Biblioteca Online do meu site, sempre no início da semana em que serão usadas.
Vejamos como as coisas andarão na segunda semana.
Um blog sobre Física (e outras coisas interessantes) voltado aos professores e alunos da rede pública do Estado de São Paulo (e quem mais quiser passar por aqui).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Leia, comente e participe
Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.
Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).
Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).
Nenhum comentário:
Postar um comentário