Leia, comente e participe

Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.

Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Uma poluição que todos vêem

Uma matéria interessante, e com vários links no final para aprofundar-se no tema, foi publicada hoje na revista Pesquisa Fapesp. O artigo fala de um tipo de poluição que todos vêem, mas pouco se dão conta de que realmente se trata de "poluição", "desperdício" e "uso irracional" de recursos públicos. Trata-se da poluição luminosa.



Aquele escurinho gostoso onde os namorados gostam de ficar e os astrônomos adoram para poder ver estrelas também, está cada vez mais condenado pela iluminação excessiva e mal planejada de algumas áreas urbanas. A imagem acima, por exemplo, mostra o céu sem poluição luminosa. É assim que você o vê quando olha para ele à noite?

Prédios e ruas iluminados são até bonitos de se ver, mas são grandes poluidores de luz. A iluminação, quer nas nossas casas, quer nas vias públicas, tem como objetivo nos permitir enxergar à noite ou em ambientes onde há muito pouca luz e a necessidade de transitarmos ou trabalharmos neles. Claro, também existe iluminação decorativa, luminosos de propaganda e shows incríveis de rock onde a iluminação dá um tom todo especial ao evento. Mas não é desse tipo de "poluição visual" que estamos falando. Estamos falando da iluminação "inútil".

O artigo da revista Pesquisa Fapesp e os links no final dele mostram em detalhes como grande parte da energia luminosa usada na iluminação pública é desperdiçada e, ao invés de contribuir para uma melhor visualização, acaba atrapalhando essa visualização.

Leia o artigo e depois tente responder as perguntas abaixo:
1 - quem paga por essa energia desperdiçada?
2 - que tipo de prejuízos ao meio ambiente esse desperdício e essa iluminação excessiva e mal planejada acarretam?
3 - o que você pode fazer sobre isso?

Nenhum comentário: