Leia, comente e participe

Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.

Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Tá difícil de aprender?

Não é nada raro algum aluno descobrir na hora da prova (geralmente esse é um momento mágico de descobertas, he he) que "não sabe nada" ou, mais precisamente, que sabe muito pouco. Daí segue-se sempre aquele montão de desculpas:
  • a matéria é muito complicada
  • o professor não explicou (???)
  • eu não entendo o que o professor fala (???)
  • minha cabeça é ruim para essa matéria mesmo (???????????????)
  • etc., etc., etc.,...,etc.
O que bem pouca gente faz é uma contabilidade bem simples: o quanto meu resultado é desproporcional à minha dedicação?

É um fato que poucos alunos estudam em casa. Na verdade temos poucos que estudam mesmo quando estão na escola. :)

As tarefas de casa são fundamentais para o aprofundamento e a consolidação da aprendizagem. Quem chega em casa e joga os cadernos em um canto do quarto para só lembrar deles (será?) no outro dia, também joga fora a oportunidade de verificar o que aprendeu na escola e o que precisa aprender ainda.


Quem apenas copias as tarefas dos colegas e as entrega como se as tivesse feito... Bom, coitado desse.

O fato é que esse "não saber nada" geralmente reflete a situação em que muitos alunos vivem: "não estudam nada", apenas vão à escola para fazer um "socialzinho", comer a merenda e passar o tempo longe da mãe (que muitas vezes agradece!).

Sem fazer tarefas, sem estudar em casa, sem complementar a aprendizagem feita na escola, é muito difícil alguém aprender alguma coisa.

Quando encontro um aluno do Ensino Médio que não sabe somar frações, por exemplo, e por isso acha que não consegue entender Física (!!!???) eu geralmente dou uma recomendação bem simples: antes de ir para casa passe na biblioteca e pegue todos os livros de matemática da quinta até a oitva série, chegando em casa começe a fazer todos os exercícios de matemática (sim, todos!!!), e depois que terminar de fazê-los volte para convesarmos de novo.

Até hoje ninguém voltou. :)

Nenhum comentário: