Leia, comente e participe

Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.

Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).

sábado, 13 de setembro de 2008

Energia, Ondas e Eletromagnetismo!

É interessante como os diversos assuntos abordados na Física se inter-relacionam. Enquanto o primeiro ano estuda Energia, o segundo estuda Ondas e o terceiro estuda o Eletromagnetismo... Mas, afinal, o que uma coisa tem a ver com outra?

No eletromagnetismo o pessoal do terceiro ano aprende que é possível transformar energia elétrica em mecânica por meio de motores elétricos e que, usando geradores, também pode trasnformar energia mecânica em elétrica. Não bastasse isso, aprendem também que campos elétricos e magnéticos costumam aparecer quase sempre juntos e que uma das formas mais comuns de encontrá-los é justamente na luz, uma onda eletromagnética!

Na mecânica os pequenos aprendem que é possível associar aos movimentos uma forma de energia, a energia mecânica, e que é na contabilidade de "ganhar e perder energia" por intermédio do trabalho de forças que se pode modificar os movimentos. Para compreenderem o que é a energia mecânica eles têm que compreender também que ela é apenas uma das muitas formas pelas quais a energia se apresenta.

Já na ondulatório o pessoal do segundo ano acaba aprendendo que uma onda nada mais é do que uma perturbação que transporta energia e informação de um ponto a outro do espaço, sem transportar com ela as partes do meio por onde a onda se propagada. Ondas, sem energia, simplesmente "não faz sentido"!

Energia e movimento, energia se propagando, energia se transformando... Afinal, o que não "contém" energia?

Além dos temas próprios da física do Ensino Médio, a energia e suas diferentes formas parecem estar presentes em todos os lugares e o tempo todo. Não é possível imaginar um mundo sem imaginar a energia fluindo por ele e lhe dando "vida". Na verdade nem mesmo um mundo "morto" pode ser imaginado sem o conceito de energia. E, no limite, o que é nossa imaginação senão energia elétrica fluindo de um lado para outro pelos neurônios de nosso cérebro?

Nenhum comentário: