Leia, comente e participe

Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.

Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).

terça-feira, 29 de abril de 2008

Applets: uma boa dica para todos

Aqui vai uma boa dica para ganhar tempo e qualidade nas aulas: usar simulações (applets em java) para o estudo de divesos fenômenos.

Há na Internet vários sites com simuladores (applets em java) gratuitos e muito bons. O site "Applets Java de Física" é um deles e tem uma grande variedade de applets traduzidos para o português. Vale a pena conferir e utilizar.

Mas, utilizar como?

A maneira mais eficaz consiste em mostrar as simulações em um datashow montado na sala de aula ou em uma sala própria para isso. Se não dispuser desse recurso, mas tiver uma sala de informática com computadores conectados à Internet, você também pode levar para lá sua classe (e se tiver poucos computadores, divida a classe em duas turmas e deixe uma delas trabalhando com outra coisa enquanto a outra acessa os applets); nesse caso prepare previamente um roteiro com as simulações que os alunos devem fazer.

Opcionalmente, divulgue o link para seus alunos e peça a eles que façam algumas simulações como tarefa de casa (especifique quais simulações devem ser feitas e como eles devem variar os diversos parâmetros envolvidos - peça que anotem e tragam para a próxima aula os resultados observados).

Um comentário:

Cida Barros disse...

Não conhecia esse site. Gostei! Uso os applets do Labvirt. Mais uma vez valeu sua dica e também a do You Tube. Já consegui baixar!