
Dentre seus muitos feitos, Galileu Galilei foi também um defensor da mobilidade da Terra e, também por causa disso, foi levado ao Tribunal da Inquisição sob a acusação de heresia (um pecado cometido contra os ensinamentos da Igreja Católica). A história é longa e complexa, mas seu final foi coroado com um documento em que Galileu Galilei renega suas crenças para ser poupado do resto do processo de Inquisição (veja as "fofocas" no final dessa matéria) e receber uma pena menor (prisão domiciliar).
O documento de Galileu renegando suas crenças heréticas é conhecido como "A abjuração de Galileu" e se encontra disponível no museu de Firenze (Itália). Como é um documento histórico importante e, sob muitos aspectos, "didático", forneço a seguir uma tradução dele. A tradução é de minha responsabilidade e baseia-se no original italiano e em versões traduzidas para o inglês.
Algumas pequenas fofocas sobre Galileu
Dizem, as más línguas, que Galileu tinha tanta ou mais inteligência que Giordano Bruno mas que, apesar de terem as mesmas crenças sobre o modelo copernicano, Galileu não era tão dado ao heroísmo quanto Giordano.
Nos processos de Inquisição da época, como forma inicial de pressionar e impressionar os acusados, estes eram levados até as salas de tortura onde o carrasco lhes apresentava os instrumentos utilizados para que o acusado confessasse suas heresias. Dizem que Galileu não teve estômago nem para passar para a próxima fase, que era um interrogatório formal, ainda sem tortura física. Pura maldade dessa gente faladeira?
Galileu também foi religioso e também foi condenado pela inquisição por suas idéias heréticas a respeito do movimento da Terra, mas conseguiu escapar da fogueira, ao contrário de Giordano Bruno e, tendo abjurado, cumpriu prisão domiciliar pelo resto da vida. Conta-se que ao sair da sala de interrogatório, onde teve que jurar serem falsas suas crenças sobre o movimento da Terra, juramento que Giordano se negou a fazer e por isso foi queimado, Galileu visivelmente irritado teria sussurrado: “Mas que ela se move se move!”.
Em 1982, o papa João Paulo II retirou as acusações de heresia feitas contra Galileu pela Santa Inquisição e em 1992, 360 anos após sua condenação, Galileu foi reconhecido como "físico genial" pelo papa. Desde então a Terra já pode girar em paz ao redor do Sol.
2 comentários:
Olá,professor José Carlos.
Tomei um hipoglicemiante e vim aqui. Chamou-me atenção no texto do Galileu, um texto curto, o fato de ele repetir duas vezes que o sol é fixo e fica no centro do universo e que terra não fica no centro e se move. Uma maneira que ele encontrou de escrotizar, sem levantar suspeitas, os inquisidores.
Um abraço.
Fernando (autor de O livro negro do açúcar)
Prof. Zé
Não é a primeira vez que venho ao seu blog e ao "profjc.net". A cada vez, penso que todos que foram alunos (em épocas distantes..)ou que são alunos ainda, deveriam ter tido um professor como você. 'Sorte' daqueles que o tiveram ou têm como professor; 'sorte', a minha, de poder compartilhar com eles a sua admirável capacidade de ser Mestre.
Parabéns pelo post! Parabéns e obrigada, por tudo!
tanatus
Postar um comentário