Leia, comente e participe

Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.

Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).

terça-feira, 11 de março de 2008

Datação por carbono 14

Na aula 5 do Jornal do Aluno fala-se em datação por carbono 14 (C14). Mas o que vem a ser isso? Como funciona? Porque funciona?

Para saber quase tudo o que é preciso sobre datação por carbono 14, sobre o conceito de "meia vida" e o que os raios cósmicos têm a ver com isso, leia a matéria do meu amigo professor Emiliano Chemello tratando desse assunto.

Um comentário:

Fernando Carvalho disse...

Professor, JC.
Acabei de tomar um choque glicêmico. Até seu amigo, o prof. Chemelo, para explicar o conceito de "meia vida" usou o exemplo de uma família de 4 pessoas que consomem 4 quilos de açúcar por mês. Sacanagem.
Outro dia vi na tevê uma reportagem sobre as pinturas rupestres da Serra da Capivara, no Piauí. Os achados arqueológicos datam de nada menos de cem mil anos. E foi dito que o método usado para a datação não foi o carbono 14, mas outro que falava em qualquer coisa relativa a luz. Trata-se de outro método mais sofisticado de datação?
Um abraço.
Fernando