terça-feira, 30 de setembro de 2008

Simuladores na Física

O que pode ser pior do que tentar explicar para um aluno como se distruem as linhas de força de um campo elétrico gerado por um dipólo? Tentar desenhar isso na lousa, é claro! :)


Há uma infinidade de situações onde visualizar um determinado fenômeno é bastante difícil e, em muitos desses casos, contar com a imaginação dos alunos é ainda pior. Que indivíduo "normal" consegue imaginar com facilidade as linhas de indução do campo magnético gerado por uma espira?

Ao ensinar e aprender eletromagnetismo, nos deparamos com essas dificuldades o tempo todo. A solução mais simples é deixar de bancar o desenhista e apelar para algo que a tecnologia já nos fornece: simulações por computador.

Nao estou falando de nada sofisticado não, estou falando de simples "applets java" que podem ser acessados pela Internet ou baixados nos computadores da escola (ou transportados em um disquete ou pendrive). Esses applets permitem visualizar figuras tridimensionais em movimento e extendem nossa capacidade de "explicar o conteúdo" para "mares nunca dantes navegados", como o comportamento real dos campos complexos (de várias cargas) quando distanciamos ou aproximamos uma ou mais cargas.

Existem simuladores para todas as áreas da física (óptica, termologia, eletricidade, mecânica, ondulatória, física moderna, etc.) e alguns são extremamente realistas (se é que alguém já viu um campo elétrico "realmente", he he).

Ao invés de colocar aqui alguns links para sites que dispõem de simulações java ,talvez seja mais prático "ensinar a pescar", certo? Então vamos lá, basta digitar "applets física physics simuladores java" (sem aspas) no Grande Oráculo Onisciente Onipresente e Onipotente Grandioso Linkador Espetacular, vulgo G-O-O-O-G-L-E, e pronto! Você terá a disposição mais de mil links para páginas que tratam do assunto e fornecem simulações. Então, divirta-se! E aproveite para divertir também os alunos. Afinal, as aulas de eletromagnetismo não precisam ser tão chatas quanto nosso salário de professor, concorda?

domingo, 28 de setembro de 2008

As 10 melhores dicas para ir bem em uma prova

Dia de prova costuma ser meio traumático para muitos alunos. Outros cantam aquela famosa musiquinha: "Tô nem aí! Tô nem aí!...". Seja lá qual for o seu perfil, veja as 10 melhores dicas para obter um resultado na prova:
  1. Relaxe e dê o melhor de si; na última hora não adianta querer aprender nada novo;
  2. Leia os enunciados com atenção e pense um pouco antes de tentar responder a questão;
  3. Identifique o assunto de que trata a questão e procure se lembrar do conteúdo relacionado ao assunto;
  4. Procure sempre fazer um esquema que lhe permita "visualizar" o problema e anote todos os dados que o enunciado fornecer;
  5. Verifique se os dados estão em um sistema de unidades coerente (geralmente usamos o Sistema Internacional);
  6. Procure as fórmulas corretas, isto é, aquelas que contém a variável que lhe fornecerá a resposta; verifique que as demais variáveis possuem valores fornecidos no enunciado;
  7. Cuidado com as contas; use o rascunho;
  8. Depois de obter as respostas, verifique se elas fazem sentido;
  9. Não se esqueça de colocar as unidades quando fornecer a resposta final;
  10. Não cole e nem passe cola. É melhor errar sozinho do que mal acompanhado.
Agora, sinceramente, a melhor dica mesmo é se dedicar aos estudos, prestar atenção às aulas, fazer as tarefas de casa e não deixar nada para a última hora, ok?

sábado, 13 de setembro de 2008

Energia, Ondas e Eletromagnetismo!

É interessante como os diversos assuntos abordados na Física se inter-relacionam. Enquanto o primeiro ano estuda Energia, o segundo estuda Ondas e o terceiro estuda o Eletromagnetismo... Mas, afinal, o que uma coisa tem a ver com outra?

No eletromagnetismo o pessoal do terceiro ano aprende que é possível transformar energia elétrica em mecânica por meio de motores elétricos e que, usando geradores, também pode trasnformar energia mecânica em elétrica. Não bastasse isso, aprendem também que campos elétricos e magnéticos costumam aparecer quase sempre juntos e que uma das formas mais comuns de encontrá-los é justamente na luz, uma onda eletromagnética!

Na mecânica os pequenos aprendem que é possível associar aos movimentos uma forma de energia, a energia mecânica, e que é na contabilidade de "ganhar e perder energia" por intermédio do trabalho de forças que se pode modificar os movimentos. Para compreenderem o que é a energia mecânica eles têm que compreender também que ela é apenas uma das muitas formas pelas quais a energia se apresenta.

Já na ondulatório o pessoal do segundo ano acaba aprendendo que uma onda nada mais é do que uma perturbação que transporta energia e informação de um ponto a outro do espaço, sem transportar com ela as partes do meio por onde a onda se propagada. Ondas, sem energia, simplesmente "não faz sentido"!

Energia e movimento, energia se propagando, energia se transformando... Afinal, o que não "contém" energia?

Além dos temas próprios da física do Ensino Médio, a energia e suas diferentes formas parecem estar presentes em todos os lugares e o tempo todo. Não é possível imaginar um mundo sem imaginar a energia fluindo por ele e lhe dando "vida". Na verdade nem mesmo um mundo "morto" pode ser imaginado sem o conceito de energia. E, no limite, o que é nossa imaginação senão energia elétrica fluindo de um lado para outro pelos neurônios de nosso cérebro?

Leia, comente e participe

Conhecimento em rede é conhecimento compartilhado. Comente as postagens, dê sua opinião nas enquetes da coluna da direita e marque sua presença ao passar por esse blog.

Se quiser receber as novas postagens automaticamente como "notícias", use o recurso "assinar postagens" (no final do último texto dessa página).